Projeto Politico Pedagógico
Escola Cecilia Meireles
Ficha Técnica
* Direção Administrativa
Maria Clécia da Silva
* Direção Pedagógica
Carla Valéria F. de Castro
* Acessoria Pedagógica
Maria Clécia da Silva
Valéria Santiago
* Orientação Educacional
Carla Valéria F. de Castro
* Secretária Geral
Valéria Santiago
* Entidade Mantenedora
Maria Clécia da Silva
Leonardo Mendes da Silva Gadea
1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
1.1. Nome da Unidade Escolar
ESCOLA CECILIA MEIRELES
Endereço:
Rua Ruy Barbosa, 90 –Centro – Xique-Xique/Bahia
Telefone: (74)3661-2379 ou 3661-1335
E-mail: ecmeireles@holistica.com.br
1.2. Nome da Entidade Mantenedora
Escola Cecília Meireles Ltda
Endereço: Rua Ruy Barbosa, 90 –Centro – Xique-Xique/Bahia
1.3. Equipe Dirigente
Diretora: Maria Clécia da Silva
Coordenadora Pedagógica: Carla Valéria F.de Castro
Secretaria Geral: Valéria Santiago
1.4. Níveis e Modalidades de Ensino:
A Escola Cecília Meireles oferece a Educação Básica nos seguintes níveis de ensino:
a) Educação Infantil;
b) Ensino Fundamental: 1º ao 9ª ano;
c) Ensino Médio: 1ª a 3ª série;
d) Graduação EaD;
e) Pós-graduação EaD;
1.5. Número de Salas de Aula: 12(doze).
Obs: Atualmente está havendo a construção de uma Creche.
15.1. RECURSOS FÍSICOS, HUMANOS E MATERIAIS:
Ø Recursos Físicos:
A Escola Cecília Meireles dispõe de:
· 11 Salas de aula amplas;
· Biblioteca;
· Sala de projeção
· Laboratório.
Ø Recursos Humanos
Quanto a organização técnico-administrativo e pedagógico, a unidade escolar possui os seguintes recursos humanos:
1. Direção Pedagógica (diretor e vice)
2. Coordenador Pedagógico da Educação Infantil e E. Fundamental (1ª a 4ª série)
3. Coordenador pedagógico do Ensino Fundamental(5ª a 8ª série)
4. Coordenador pedagógico do Ensino Médio
5. Orientador pedagógico do Ensino Fundamental
6. Orientador pedagógico do Ensino Médio
7. Coordenadores de Departamento e de Áreas
8. Corpo docente formado por pedagogos, professores licenciados, pós-graduados.
9. Coordenador de Disciplina e Área
10. Secretária
11. Assistente de Secretaria
12. Assistente de Piso
13. Digitadores
14. Recepcionista
15. Telefonista
16. Office boy
17. Pessoal de limpeza
18. Bibliotecária
Ø Recursos Materiais
Os professores contam com os seguintes recursos materiais:
· DVD
· Data Show
· Retroprojetor
· Transparências
· Computador
· CDs
· Som para CD
· Quadros parabólicos
· Mapas
· Globo terrestre
· Materiais gráficos
· Materiais de recreação
· Todo e qualquer material (em papel, sucata e outros) solicitados pelo professor
· Materiais esportivos
· Televisão
· Telão
A pombinha da mata
Três meninos na mata ouviram
uma pombinha gemer.
"Eu acho que ela está com fome",
disse o primeiro,"e não tem nada para comer."Três meninos na mata ouviram
uma pombinha carpir.
"Eu acho que ela ficou presa",disse o segundo,
"e não sabe como fugir."
Três meninos na mata ouviram uma pombinha gemer.
"Eu acho que ela está com saudade",
disse o terceiro,
"e com certeza vai morrer."
disse o primeiro,"e não tem nada para comer."Três meninos na mata ouviram
uma pombinha carpir.
"Eu acho que ela ficou presa",disse o segundo,
"e não sabe como fugir."
Três meninos na mata ouviram uma pombinha gemer.
"Eu acho que ela está com saudade",
disse o terceiro,
"e com certeza vai morrer."
(Cecília Meireles)
2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO
C |
onsiderando que a Escola Cecília Meireles está situada no interior do estado da Bahia, na cidade de Xique-Xique-Ba, que dista a 587 Km de distância da capital, fazendo parte da microrregião do Baixo-médio São Francisco, onde a população apresenta um nível sócio-econômico médio-baixo e poucas oportunidades de aquisição de um conhecimento de qualidade, se concebeu a escola Cecília Meireles como uma alternativa de educação de qualidade para a comunidade do município referido.
Atendendo aos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série e Ensino Médio de 1ª a 3ª série a Escola Cecília Meireles pretende contribuir para a formação de indivíduos pensantes, criativos, éticos e capazes de operar transformações no seu meio social.
Atualmente, com um grupo de alunos bastante heterogêneos e oriundos de diferentes realidades, tais como:escolas públicas, particulares, da zona urbana e rural, a escola se depara com o desafio de atualizar-se permanentemente oferecendo a sua clientela um ensino de qualidade e adaptado às reais necessidades de seu alunado.
A elaboração deste projeto, pautado em um trabalho coletivo, deverá nortear as ações e o “fazer pedagógico” no cotidiano escolar da Escola Cecília Meireles, oportunizando unidade de ação, comprometimento e participação ativa de todos os educadores na construção de uma escola de qualidade, que atenda às expectativas da comunidade de Xique-Xique.
O Projeto Pedagógico da Escola Cecília Meireles, articula-se com o Regimento Escolar do Estabelecimento de Ensino, para efeito jurídico-educacional e reforça, em sintonia com a legislação vigente,a construção de uma metodologia baseada nos princípios de liberdade e solidariedade humana, trazendo os procedimentos de reorganização da prática pedagógica da unidade escolar.
Ao construir o seu Projeto Pedagógico a Escola Cecília Meireles, considerou as diretrizes da educação nacional, as resoluções do sistema de ensino educacional estadual e nacional, os PCN do E. Fundamental e Médio e as normas do seu Regimento, tendo como propósito proporcionar aos seus alunos a construção de conhecimentos significativos e formação de valores cidadãos, a partir dos pilares indicados pela UNESCO: “Aprender a Aprender”, Aprender a Fazer”, Aprender a Conviver” e “Aprender a Ser”, além de respeitá-los como sujeitos da aprendizagem, como pessoas criadoras de cultura, valorizando as diversas possibilidades de expressão em diferentes linguagens e o convívio numa sociedade em acelerado processo de transformação.
Leilão de jardim
Quem me compra um jardim
com flores? borboletas de muitas cores,lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio
de sol?
de sol?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?(Cecília Meireles)
3. MISSÃO, VISÃO DE FUTURO E VALORES DA ESCOLA CECÍLIA MEIRELES
2.1. MISSÃO:
Oferecer um ensino de qualidade, proporcionando ao seu alunado a aquisição de competências de Aprender a Aprender, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. A intenção da escola é oferecer um ensino significativo que prepare o aluno para ser um cidadão consciente, crítico, antenado com as necessidades de seu tempo e capaz de operar transformações na sua realidade.
2.2.VISÃO DE FUTURO:
Ser uma escola de referência na região e que possa contribuir, efetivamente, para a formação de cidadãos com sólidos valores éticos e morais, acompanhando as transformações sociais, educacionais e tecnológicas, valorizando as relações interpessoais, o aprendizado contínuo e a realização individual dos educandos e educadores.
2.3. VALORES:
Os valores a serem estimulados e que sustentam os fundamentos éticos-políticos, são principalmente: de sensibilidade, respeito a si e ao outro, compreensão, autonomia, criticidade e solidariedade. Esse conjunto de valores´possibilitam o desenvolvimento de atitudes responsáveis perante a vida, permitindo uma ação concreta de transformação, produtividade e democracia junto à comunidade.
OBS: O projeto na íntegra só pode ser consultado na Escola.
Carla Valéria F.de Castro
Coordenação Pedagógica
REGIMENTO
XIQUE-XIQUE/Ba.
2012
REGIMENTO ESCOLAR DA ESCOLA CECÍLIA MEIRELES
TÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art.1 - A denominação do Estabelecimento de Ensino é ESCOLA CECÍLIA MEIRELES, sito à Rua Rui Barbosa, 90- Centro, no município de Xique-Xique/Ba. Autorizada a funcionar através da Resolução n. º 262/95 do Conselho Estadual de Educação, publicado no D. O de 10 de agosto de 1995.
Art. 2 – A Escola Cecília Meireles, instituição particular de ensino, em sentido estrito, conforme art. 20 da Lei 9.394/96, é mantida por pessoa jurídica de direito privado (sociedade por cotas), denominada Escola Cecília Meireles LTDA, CGC 63.111.884/0001-71, inscrita na Prefeitura Municipal de Xique-Xique-Ba., sob nº5.4.0049.
Parágrafo Único – A ESCOLA CECÍLIA MEIRELES LTDA se obriga a prover todos os meios para o funcionamento da Escola Cecília Meireles, respondendo, oficialmente, pelo Estabelecimento de Ensino.
Art. 3 – O Estabelecimento de Ensino, é regido pelo presente Regimento Escolar que tem valor de contrato entre as partes interessadas e, conjuntamente, com o Projeto Pedagógico terão ampla divulgação no âmbito da Escola.
TÍTULO II – DOS OBJETIVOS E FINALIDADES
Art. 4 - A Escola Cecília Meireles, para a consecução de seus fins, desenvolve, observando a legislação vigente, a Educação Básica, organizada em regime de seriado anual, compreendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Parágrafo Único – Para atender à demanda e as exigências do mercado de trabalho, o Estabelecimento poderá criar novos cursos e/ou novas habilitações.
Art. 5 - São objetivos gerais da Escola Cecília Meireles, nos termos da Lei 9394/96:
I – cumprir e fazer cumprir as normas gerais da educação nacional, do.
Sistema de ensino e deste Regimento;
II – elaborar e executar seu Projeto Pedagógico;
III – administrar seu pessoal e recursos materiais e financeiros;
IV – assegurar o cumprimento dos dias letivos e hora-aula estabelecidos;
V – velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente, Articulado com o mundo do trabalho e a prática social;
VI – articular-se com a família e a comunidade, criando processo de integração da sociedade com a escola;
VII – informar aos pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução do Projeto Pedagógico;
VIII – promover o pleno desenvolvimento do aluno, o seu preparo para o exercício consciente da cidadania e meios para progredir em estudos posteriores;
IX – prover meios para a recuperação paralela e final dos alunos que apresentem dificuldades durante e no final do processo de ensino;
X - expedir históricos escolares, declarações de conclusão de séries e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações. legais pertinentes.
Maria Clecia da Silva
Diretora
como que uma escola quer que os filhos nossos vão pra ai se vocês não souberam escrever um texto, tudo errado
ResponderExcluir